domingo, 10 de fevereiro de 2013

Salada de tofu
































O “mito” das saladas: perdição para uns, castigo para outros...

Certamente que quase todos nós já presenciámos determinadas situações, principalmente com crianças ( e até com adultos), a fazerem caretas quando lhes colocam um prato de salada à frente.
Para evitar estes episódios há que contornar a rotina do paladar, já que, apreciar determinados sabores, passa geralmente por uma re-educação alimentar e especialmente pela vontade de nos “libertarmos” da nossa rotina típica das saladas de alface ou de tomate.
Tradicionalmente, as saladas são pratos leves e saudáveis, servem-se em dias quentes ou frios, seja inverno ou verão. Basta querermos apreciá-las, seja em pratos principais, seja para refeições ligeiras, ou até elaboradas com requinte para celebrar momentos especiais.
O segredo é optar por ingredientes frescos e conjugá-los com imaginação.
Se prepararem uma salada como prato principal de uma refeição, como é o caso da receita que vos apresento, devem acrescentar uma proteína ao gosto, - neste caso sugiro o tofu.
Os vegetais devem ser bem lavados e depois secos num pano limpo. No caso de utilizar a alface, deixe simplesmente escorrer num passador, depois de bem lavada.
Sempre que possível, comprem legumes nos mercados biológicos - Lisboa já tem uma oferta que começa a ser razoável. Geralmente os legumes são mais frescos e mais baratos.

A minha sugestão de hoje é uma salada de tofu com molho de mostarda. Um bom molho faz a diferença e abre o apetite ao olhar e ao paladar.
Procurei obter determinadas texturas quentes e alguns sabores picantes, por isso fiz uma selecção de mizuna, rúcula e rabanetes.
A mizuna é uma verdura oriunda do Japão, também conhecida como mostarda japonesa. Tem um sabor ligeiramente amargo, é fresca e bastante crocante. Utilizei folhas jovens que comprei no mercado Bio do Príncipe Real.
Gosto muito de rúcula e por isso, utilizo com frequência. Aprecio a textura e sabor característico com um ligeiro travo picante e amargo. É rica em proteínas, cálcio, ferro e omega 3, ( acreditem, as proteínas encontram-se em muitos alimentos para além dos de origem animal).
Se estes sabores não forem do vosso agrado, podem sempre utilizar outros vegetais e manter a base da receita.
O tofu também pode ser ao natural, apenas marinado num pouco de shoyu, alho ralado e algumas gotas de limão. Se optar por esta solução, utilize tofu macio.































Ingredientes:

150 gr tofu cortado em palitos grossos e deixado a repousar durante 1hora num caldo de legumes com 1 colher de sopa de shoyu, 1 dente de alho ralado, 1 colher de sobremesa de sumo de limão, sal q.b.
4 espargos pequenos
Mizuna
Rúcula
3 rabanetes
2 azeitonas pretas cortadas em lascas
sementes de sésamo a gosto

Para o molho:

4 ou 5 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sobremesa de mostarda dijon
1 colher de sobremesa de shoyu
sal

Unte uma frigideira com um pouco de azeite ou de óleo de sésamo e toste o tofu em fogo médio, de um lado e do outro até ficar dourado. Reserve.
Lave bem os legumes e seque num pano limpo.
Lave e corte finamente os rabanetes.
Lave os espargos, remova as partes lenhosas que não são digeríveis. Reserve a ponta e corte o corpo do espargo em tiras finas.
Prepare o molho juntando todos os ingredientes e verifique se necessita de sal.

Coloque os legumes num prato e o tofu por cima. Tempere com o molho de mostarda e salpique com as sementes de sésamo.

Bon appétit!
© veggie delicious food,  Fevereiro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário