segunda-feira, 18 de março de 2013

Sopa de massa soba


    Experimentar o regime vegetariano pode reservar surpresas muito boas. Além das vantagens para a saúde humana, existem também muitas vantagens para a saúde do planeta.
  Uma refeição vegetariana tem muitas possibilidades de sabores e texturas, com imensas alternativas de conjugação de ingredientes, que nada têm em comum com a ideia redutora de que um vegetariano come “ervinhas”.
  É sabido que a água no nosso planeta tende a diminuir, nomeadamente, pelo facto de utilizarmos os recursos naturais de forma insustentável. A destruição das florestas para criação de zonas de pasto e a produção animal industrializada são dois agentes paralelos com o mesmo objectivo, que consomem floresta e água numa razão insustentável e destruidora dos recursos naturais num processo irreversível.

  A receita que vos sugiro hoje é muito simples de confeccionar e com ingredientes acessíveis.
  Preparei uma sopa de massa soba.
  Soba é uma massa japonesa à base de trigo sarraceno. É muito saborosa e quando acompanhada com vegetais da estação e tofu fica de “chorar por mais”...































Ingredientes:
(serve 4)

Massa soba
350 gr de abóbora com casca
5 cenouras grandes
1 cebola grande
1 molho de espargos
200 gr de cogumelos
150 gr de tofu
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de chá de sumo de limão
sal q.b.
Rúcula para guarnecer































Corte o tofu em cubos e deixe a marinar em 150 ml de água com o shoyu e o sumo de limão durante 20 minutos, enquanto prepara os restantes ingredientes.































Lave as cenouras e a abóbora. 

Corte em quadradinhos 100 gr de abóbora com a casca e 2 cenouras para cozerem no vapor.

Retire a casca da cebola, corte aos quartos e coloque numa panela com o azeite. Deixe cozinhar durante 2 minutos, em fogo médio, mexendo sempre para não queimar.
Junte as 150 gr de abóbora com casca e as 3 cenouras cortadas em pedaços pequenos e leve a cozer em água que deve cobrir todos os ingredientes. Tempere com sal e quando os ingredientes estiverem macios passe com a varinha mágica até obter um puré cremoso.

Entretanto,  coza no vapor a abóbora e as cenouras que reservou, até ficarem al-dente.
Limpe os cogumelos e corte em lâminas.
Lave os espargos e corte em cilindros.
Depois de obter o puré cremoso da abóbora e das cenouras, acrescente a massa soba, na proporção pretendida. Separe bem a massa com um garfo e deixe cozinhar durante 4 minutos.
Após os 4 minutos, acrescente o tofu, os cogumelos e os espargos.
Deixe cozinhar mais 3 minutos e acrescente um pouco do caldo onde o tofu marinou e a abóbora e as cenouras que cozeram no vapor.
Rectifique o sal e sirva decorando com rúcula.

Bon appétit!


© veggie delicious food,  2013

2 comentários:

  1. Olá Sandra,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar http://www.tudoreceita.pt/, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 140.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Estamos à sua disposição!

    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá, Andreus Sanchez,
    Grata pela mensagem e o convite.
    Podem criarem um "link", no vosso "top blog", para o meu blog.
    Continuação de muito sucesso para o tudoreceita!

    Saúde

    Sandra

    ResponderEliminar