domingo, 16 de março de 2014

O verdadeiro hambúrguer vegan


   Este Sábado, durante a rotina das compras semanais descobri uma marca de queijos vegetais que desconhecia e decidi experimentar.
  Para um vegetariano, que tena sido apreciador de queijos de origem animal, pode ter uma  adaptação lenta às variedades alternativas vegetais porque, geralmente,  os sabores são muito diferentes, como por exemplo, um queijo tipo cheddar que provei há uns anos e que não consegui comer.
   A marca vegan - Wilmersburguer - que usei nesta receita, encontrei-a no supermercado da loja Espiral onde podemos encontrar algumas  diversidades de queijos vegan. Comprei com alguma hesitação, devo confessar, mas a minha expectativa impunha-me uma segunda tentativa para experimentar outro cheddar.
   Desta vez correu tão bem que minutos depois de provar o queijo, já estava a crescer uma vontade quase  instantânea para elaborar uma receita que fizesse justiça às deliciosas fatias de cor alaranjada. E foi assim, que surgiu a ideia de um hambúrguer.
   Há algum tempo que o termo hambúrguer deixou de ser só sinónimo de "fast food".      Actualmente, quase todos os bons restaurantes têm um prato desta iguaria na ementa. Em Lisboa, crescem as hamburguerias, e algumas delas, com várias sugestões vegetarianas!
   Para apresentação desta refeição há que respeitar a tradição servindo o hambúrguer no pão, para ser comido à mão.  Mas neste caso, reforçado pelo glamour, de um hambúrguer especial e com cariz refinado, uma autêntica delícia gourmet!

Ingredientes:
(rende 8)



500 gr de seitan
2 batatas de tamanho médio
1 cebola
1 folha de louro
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de gengibre ralado
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de sopa de shoyu
sal q.b.

Para fritar os hambúrgueres:

2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de shoyu

Para guarnecer:

2 cebolas grandes + 3 colheres de sopa de azeite
queijo vegetal tipo cheddar
alface

Coza as batatas, com pele, em água temperada com sal, até que fiquem macias. Reserve.

Corte o seitan em pedaços e coloque num robot de cozinha. Triture até ficar completamente desfeito. Reserve.

Pique a cebola e aloure no azeite juntamente com a folha de louro. Quando estiver dourada acrescente o gengibre e os dentes de alho. Envolva bem e adicione o ketchup.
Deixe apurar durante alguns segundos e acrescente o seitan. Tempere com sal e deixe cozinhar, em fogo fraco, mexendo sempre, durante 4 ou 5 minutos.
Retire do fogo e deixe arrefecer.

Entretanto, corte as duas cebolas em rodelas finas e aloure no azeite até caramelizar, sempre em fogo fraco. Se achar necessário, tempere com sal.

Para fazer os hambúrgueres:

Pise as batatas com um garfo e acrescente ao seitan. Adicione o shoyu, misture tudo com as mãos e verifique o sal.
Molde bolinhas e, caso pretenda uma consitência mais firme, adicione um pouco de farinha.

Coloque 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de shoyu numa frigideira anti-aderente, envolva bem , aqueça e adicione os hambúrgeres. Toste de um lado, vire com uma espátula e toste do outro.

Coloque o hambúrguer no pão usei deste -Pão de beterraba.

Aqueça o queijo na frigideira dos hambúrgueres. 

 Guarneça o pão com cebola caramelizada, alface ou outros vegetais da sua preferência.






Bon appétit!
© veggie delicious food, Março 2014 

5 comentários:

  1. Eu adoro hambúrguer no pão e ando sempre há procura de novas receitas para experimentar! Com seitan nunca fiz mas este parece-me delicioso, vou guardar a receita para experimentar!
    Quanto ao queijo fiquei curiosa, não gosto dos que já provei e agora já nem sinto muita falta mas confesso que essa imagem do queijinho derretido me fez suspirar! :P Tenho de ir à Espiral dar uma vista de olhos nessa marca.

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O hambúrguer de seitan, com bastante cebola caramelizada (para quem gosta) fica uma delícia!
      Esta marca de queijos que encontrei na Espiral, não conhecida mas como, regra geral, os produtos alemães são bons, arrisquei. O único senão, é o factor preço. Estes queijos são sempre muito caros...
      Obrigada pela partilha no facebook!!! Abraço e boas receitas!

      Eliminar
  2. Adorei a receita deste hambúrguer, e em especial fiquei apaixonada pelo pão de beterraba! Acho que vai ser o nosso jantar brevemente :)

    ResponderEliminar
  3. Sandra PERFEITO ... Tão bom .... Como gostava de o comer!
    Fiquei agora repleta de fome e de água na boca, porque é apenas água ... não tenho o hambúrguer aqui junto de mim ... se o tivesse!
    PARABÉNS e grata pela partilha!
    Beijinho

    ResponderEliminar