segunda-feira, 5 de maio de 2014

Morangos em calda de coco e agave

   
  Uma das memórias mais agradáveis que guardo da minha infância são os morangos em calda que a minha mãe fazia e que eu adorava.
   Como nesta altura do ano já encontramos muitos morangos à venda, lembrei-me que o Dia da Mãe seria uma excelente oportunidade para reviver sabores que há muito tempo não degustava.
   Tentei elaborar uma sobremesa que mantivesse um sabor semelhante e a mesma consistência dos morangos mas que fosse mais saudável, uma vez que a receita original é bastante “rica” em açúcar...
   Por esse motivo, em substituição da água e do açúcar refinado, que a minha mãe utilizava na receita, optei por adicionar água de coco e agave. A água de coco é hidratante pela sua riqueza em sais minerais e é uma bebida bastante completa, sendo também rica em vitaminas, aminoácidos, antioxidantes e enzimas. O agave é um adoçante natural, extraído de um cacto originário do México.   A seiva, extraída das folhas da planta, é muito rica em frutose,  é bastante mais doce do que o açúcar mas muito mais saudável!
   O resultado convenceu-me. Sinceramente, não notei diferença alguma e quase tive a sensação de viajar na máquina do tempo e regressar à minha infância, revivendo a intensidade de sabor dos morangos em calda.

Ingredientes:
(serve 3)

* Lamento publicar apenas uma imagem mas aconteceu um imprevisto no cartão de memória que me impede de publicar mais.

160 ml de água de coco
40 ml de agave
1 pau de canela
250 gr de morangos lavados e cortados ao meio ou aos quartos                                                                          

                                                                                                                      
Coloque a água de coco, o agave e a canela num tacho e aqueça em fogo médio, mexendo para envolver bem. Deixe levantar fervura e apague o fogo.                       
Coloque a calda numa taça e adicione os morangos cortados.
Deixe arrefecer e coloque no frigorífico.
Sirva frio!


  Bon appétit!

© veggie delicious food, Maio 2014  

4 comentários:

  1. Não conhecia o teu blog,
    parabéns está cheio de receitas interessantes e apetitosas!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de morangos marinados, e por norma uso agave e folhinhas de hortelã, mas com água de coco também deve ser muito bom. Vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar