domingo, 21 de junho de 2015

Algumas ideias sobre a nossa rotina alimentar & Trufas cruas de laranja

   A  alimentação vegetariana é uma alternativa alimentar cada vez mais acertada. Uma refeição vegetariana , bem elaborada, proporciona  tudo o  que é  necessário para uma  vida  saudável, em harmonia com os  animais e com o mundo.

  Os problemas de saúde  associadas a uma dieta desequilibrada, nomeadamente rica em açúcares e em excesso de proteínas, são argumentos evidentes para que as vantagens  do  regime vegetariano sejam  claras.

 Sucede-me frequentemente que alguns amigos me peçam ajuda acerca dos ingredientes que devem adquirir para confeccionar pratos vegetarianos.

  Por esse motivo, a publicação de hoje é sobre os alimentos e as rotinas alimentares que geralmente fazem parte das refeições diárias aqui em casa.


   A nossa manhã começa com  um sumo verde, para acordar :) . Geralmente é feito à base  de maçã, couve, pepino, gengibre, cenoura, germinados e outros legumes da estação. Meia hora mais tarde, já bem acordados, tomamos o pequeno almoço, que é composto por um belo batido de leite vegetal e fruta . A meio da manhã, também comemos fruta.

  A minha filha, que tem 11 anos, para além de beber o batido, geralmente come empadas,  pão e crepes de lentilhas e de arroz, vai variando entre estas três opções .

  O leite vegetal que consumimos é feito por mim e os ingredientes variam entre as amêndoas (Leite de origem vegetal), as  nozes,  o sésamo, o  cânhamo, o coco e a aveia. Pontualmente, também bebemos leite de soja de compra.

   Os leites vegetais são ricos em proteínas e em minerais e são uma excelente alternativa ao leite de origem animal.

  O almoço é sempre uma refeição completa, constituída por sopa, salada, proteína vegetal, verduras e um cereal integral.

  Na minha dispensa tenho sempre vários cereais - arroz integral, arroz basmati, quinoa, trigo, millet, cevada, cuscuz de milho, entre outros.

 Consoante a proteína que  comemos , escolho o cereal. A proteína varia entre tofu, seitan, tempeh e leguminosas (grão, feijão, lentilhas, favas, ervilhas). 

  Quando  opto por cozinhar leguminosas, demolho-as sempre durante a noite anterior para que sejam facilmente digeridas e assimiladas pelo organismo. 

  As verduras da época que acompanham as nossas refeições, geralmente, são cozidas no vapor, à excepção das saladas.
  Ao lanche, e sempre que possível, preparamos um sumo de fruta e adicionamos um dos seguintes ingredientes: levedura de cerveja, spirulina, cânhamo, sementes de chia ou sementes de linhaça (trituradas). Para acompanhar, variamos entre barras energéticas (Barrinhas energéticas de frutos secos ), trufas cruas (Trufas de caju e coco com batido de manga - um snack nutritivo e crudívoro ), bolachas caseiras ( Bolachas de amêndoa), pão caseiro (Pão de beterraba ),  papas cruas (Papas cruas de chia com frutos ) e, de vez em quando, uma fatia de bolo sem açúcar. Não usamos açúcar processado. Obtemos o sabor adocicado adicionando  tâmaras frescas, xarope de acer ou açúcar de coco.
Trigo sarraceno para as papas cruas


Ao jantar  comemos a fruta meia hora antes. O jantar consiste numa refeição ligeira com sopa, germinados (quase sempre de alfafa), e , por vezes massa com verduras ou uma fatia de tarte de legumes ou então tofu, seitan ou tempeh grelhado e, neste caso, uma  porção de cereal, dependendo daquilo que já comemos ao almoço. 
Massas sem glúten - de quinoa e de arroz


  Se por exemplo a sopa for de leguminosas, basta comer pão torrado salpicado com azeite e levedura de cerveja, ou legumes cozidos no vapor, temperados com um pouco de azeite ou de miso e salpicados com sementes.

  Os temperos saudáveis:
O azeite, miso, shoyu e sal dos himalaias são as minhas opções. Para cozinhar utilizo azeite ou óleo de coco extra virgem.
Azeite e levedura de cerveja


  Elaborar um menu vegetariano exige tempo, dedicação e algum trabalho na confecção mas se pensarmos em termos de futuro, estamos a promover a nossa qualidade de vida e a saúde!

  Para concluir a publicação de hoje, partilho uma receita de trufas de laranja, rápidas de preparar, deliciosas e saudáveis!

Ingredientes:
(rende 18 trufas pequenas)

1 cup + ½ cup de resíduo de amêndoa
1 colher de sobremesa de raspa de laranja
2 colheres de sopa de tahin (pasta de sésamo)
5 tâmaras frescas
pitada de sal

Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos e triturar até que obter uma pasta que se liberte das laterais do processador e que permita ser moldada.
Fazer bolinhas e guardar no frigorífico até consumir.

Bon appétit!

© veggie delicious food, Junho 2015