sábado, 10 de agosto de 2013

O gelado que foi mousse





 O gelado é por natureza uma sobremesa natural. Quase toda a gente gosta de saborear um belo gelado e, se reunirmos o universo dos que gostam de gelado, com o universo dos que gostam de mousse, podemos proporcionar uma sobremesa divina!
  É precisamente esta a ideia inerente à sugestão de hoje: a de obter uma sobremesa que começa por ser mousse com o propósito de se transformar em gelado!
  Juntei leite de coco com chocolate amargo e natas vegetais e o resultado foi um gelado de preparação simples e muito saboroso.
 O leite de coco é um alimento completo e rico em proteínas. Pode ser utilizado na preparação de diversos pratos e é um óptimo substituto dos produtos lácteos. Utilizado na medicina ayurvédica há mais de 4.000 anos pelas suas propriedades medicinais, os seus benefícios para a saúde são diversos, pela sua riqueza em gorduras saudáveis, hidratos de carbono, vitaminas e sais essenciais.
  O cacau, sobre o qual já escrevi neste blog, era considerado pelos antigos maias e astecas como o alimento dos deuses. Na realidade, o cacau é um super alimento, pela sua riqueza em vitaminas A, E, B1. B2, B3, ácido fólico e minerais essenciais. Quanto maior for a percentagem de cacau, maior os benefícios. Se optar por cacau cru, melhor ainda!
  Utilizei também natas vegetais para obter uma textura mais cremosa e aquele gostinho saboroso que só a nata dá....

Ingredientes:

300 ml de leite de coco
200 gr de chocolate 70% cacau
200 ml natas vegetais (utilizei de soja)
1 colher de sopa de açúcar de coco

Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do fogo e adicione o leite de coco. Envolva bem e reserve.
Bata as natas de soja e quando começarem a ficar cremosas, adicione o açúcar. Bata de novo para obter uma textura cremosa mas sem chegar ao ponto de chantilly.
Envolva as natas na mistura do chocolate com o leite de coco.
Coloque num recipiente com tampa e leve ao congelador durante 2 horas. Após as duas horas, retire e bata de novo com a batedeira para evitar a formação de cristais de gelo. Leve de novo ao congelador e após duas horas volte a retirar e a bater bem. 
Divida agora a mistura em duas partes:
Coloque uma – a mousse – no frigorífico e a outra - o gelado -  coloque em formas  individuais (a textura resulta melhor se utilizar formas individuais) e reserve no congelador para finalizar o processo do gelado.


Bon appétit!

© veggie delicious food,  Agosto 2013



domingo, 4 de agosto de 2013

Salada de pêssegos grelhados ao molho de mostarda


  


  Esta semana, recebi um lindíssimo fraco de mostarda em grão, oferecido pela minha amiga Ana que o trouxe de Paris, onde reside. O facto de desconhecer este tipo de mostarda estimulou um desejo especial de fazer um prato onde este ingrediente estivesse presente.   Procurei confeccionar uma ementa ligeira e de preparação rápida que mantivesse a textura e o paladar original da mostarda e acabei por optar por uma salada de pêssego grelhado com molho de mostarda. Com azeitonas pretas, que adoro, e sementes de sésamo, soube mesmo a verão...

Ingredientes:


alface
pêssegos
azeitonas pretas sem caroço
sementes de sésamo
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de vinagre bâlsamico
sal q.b.

Comece por preparar o molho de mostarda adicionando à mesma o azeite, o vinagre balsâmico e uma pitada de sal. Reserve.
Lave os pêssegos, retire a pele, corte em lascas ou cubos e grelhe, de um lado e do outro, até ficar ligeiramente dourado (3 ou 4 minutos).
Lave a alface, corte no formato que gostar e coloque num prato de servir.
Acrescente as azeitonas, na quantidade desejada, os pêssegos, também na quantidade desejada e regue com o molho de mostarda.
Salpique com as sementes de sésamo.



Bon appétit!

© veggie delicious food,  Agosto 2013