segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sumo silvestre


Nas primeiras publicações deste blog escrevi sobre a minha rotina diária de “purificação” através dos sumos verdes. Ao longo dos últimos meses sugeri a várias pessoas para incluírem sumos naturais na dieta alimentar. Os resultados são positivos e há até quem tenha ficado viciado!
  Preparar uma refeição ou um sumo saudável dá sempre mais trabalho do que qualquer sumo ou refeição embalada contudo, os benefícios são muito diferentes.
  Imaginem começar o dia eliminando a etapa do processo digestivo e fornecendo ao corpo os nutrientes necessários...
  Seleccionar legumes frescos, adicionar um fruto (preferencialmente maçã) e beber o sumo de imediato fornece ao organismo 95% do valor alimentar dessa fruta e desses legumes, uma enorme quantidade de vitaminas e de sais minerais que são imediatamente absorvidos. O sumo é também uma bebida rica em água – a solução onde ocorrem os processo celulares do organismo – o que ajuda a controlar a temperatura do corpo e a libertar toxinas.
  Ingerir um sumo verde em jejum é nutrir o organismo de um elevado número de nutrientes que de outra forma seria difícil conseguir ao longo do dia – riqueza em clorofila,
magnésio, antioxidantes, ácidos fólicos, ferro, vitamina C, zinco. Todos estes nutrientes trazem imensos benefícios como o fortalecimento do sistema imunológico, a eliminação de toxinas, o equilíbrio do sistema nervoso, a prevenção da anemia, a prevenção de enxaquecas e de espasmos musculares, a limpeza do fígado, a perda de obstipação e a melhoria do nível geral de saúde. Ajudam também a perder peso ao contribuírem para libertar a água que está retida no organismo.


  No meu sumo, que bebo sempre em jejum, utilizo maçãs por serem um fruto compatível com todos os legumes e por ser rico em pictina que ajuda a eliminar os metais pesados do corpo. A selecção de legumes verdes pode variar de acordo com o gosto e com a estação.   Normalmente utilizo couve, espinafres ou acelgas, nabo, rabanete, pepino, brócolis, gengibre, cenoura, água e umas gotas de limão.
Se sentirem fome, após 20 minutos já podem comer....

  Vou deixar-vos a sugestão de um outro sumo. Uma bebida sazonal para um lanche ou em substituição de um almoço. Um sumo de frutos vermelhos, bastante nutritivo e riquíssimo em antioxidantes. Utilizei cerejas, amoras e framboesas. Estava delicioso!

  Desde criança sempre adorei a época das cerejas. Brincar com o fruto, pendurá-lo nas orelhas imitando brincos, satisfazia o meu imaginário...
  As cerejas são poderosos antioxidantes, auxiliam no equilíbrio metabólico, combatem inflamações, regulam o colesterol, ajudam a eliminar toxinas e são ricas em fibra.

  As framboesas são dos frutos mais aveludados e delicados que conheço e são poderosos no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. São um fruto ideal para repor a energia do organismo e ricos em sais minerais, proteínas e vitaminas.

 Por último, acrescentei amoras que superam todas as quantidades de cálcio que supostamente o leite teria. São nutritivas, pouco calóricas, ricas em proteínas, vitamina A e C, fibras, magnésio, ferro e antocianinas que actuam como antioxidantes.

  Tantos nutrientes apenas num copo de sumo. Dá que pensar....

Ingredientes:


cerejas sem caroço
framboesas
amoras
água mineral


Triturar tudo no liquidificador, passar por um coador e beber de imediato!







Bon appétit!

© veggie delicious food, Julho 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário