terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hamburguer de feijão preto


  


  As leguminosas são essenciais para um regime alimentar equilibrado, e como cá em casa todos gostamos de leguminosas, principalmente de feijão preto, este Domingo decidi preparar um hamburguer à base desta proteína vegetal e o resultado foi uma refeição muito saborosa e nutritiva.
  O feijão preto, vulgarmente associado à feijoada brasileira, contém mais antioxidantes do que qualquer outra leguminosa, sendo por isso muito bom para a dieta alimentar de quem tem colesterol elevado. O seus benefícios são tantos que deveria ser ingerido várias vezes por semana, pelo menos em pequenas quantidades, pela sua riqueza em fibra e elevada taxa de hidratos de carbono complexos, que contribuem para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Para além de fornecer bastante energia, é baixo em teor de gordura e é muito rico em anti-cianinas, ou seja, compostos que actuam como estimulantes cerebrais, ajudando no desenvolvimento do cérebro.

Ingredientes:
(rende 6 hamburgueres)


250 gr de feijão preto + 1 cebola de tamanho médio + 1 folha de louro + azeite q.b. + sal
450 gr de batatas
1 cenoura grande
9 cogumelos
3 dentes de alho
1 cebola de tamanho médio
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.
1 colher de sopa de shoyu

Deixe o feijão de molho durante a noite.
Para cozinhar o feijão, escorra a água, pique uma cebola, aloure em azeite, acrescente a folha de louro e depois o feijão. Adicione água, tempere com sal e deixe cozinhar até que fique macio (se quiser uma cozedura mais rápida, utilize a panela de pressão).

Lave as batatas e coza com a casca, em abundante água temperada com sal, até que fiquem macias. Passe depois por água fria, retire a pele e pise as batatas com um garfo.

Entretanto, pique a cebola média, adicione as 2 colheres de azeite e deixe cozinhar até que esteja macia. Acrescente 2 alhos picados e envolva bem. Adicione depois a cenoura cortada em quartos, tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar até que comece a ficar macia. Adicione os cogumelos picados, tempere de novo, se necessário,  e deixe cozinhar em fogo forte durante um ou dois minutos. Reserve.

Escorra o feijão até retirar todo o caldo e pise com um garfo. Não utilize outro utensílio pois irá alterar a consistência do hamburguer. (Reserve o caldo para outros pratos, temperos ou sopas).

Numa taça grande, misture o feijão com o refogado de cenoura e cogumelos. Envolva bem e adicione depois as batatas. Verifique o tempero.

Molde os hamburgueres do tamanho desejado.

Coloque um pouco de azeite numa frigideira, aqueça ligeiramente e adicione o alho picado e depois o shoyu. Misture bem esses três ingredientes e adicione os hamburgueres. Deixe tostar em fogo médio/forte e espalme com uma espátula.
Vire os hamburgueres e deixe dourar do outro lado.

Coloque os hamburgueres no prato e acompanhe com uma deliciosa salada de alface, rúcula, alfafa e frutos vermelhos.



Bon appétit!

© veggie delicious food,  Setembro 2013

1 comentário:

  1. Adoro este tipo de hambúrgueres vegetarianos, também tenho várias receitas do género no blogue!

    ResponderEliminar