segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Tostas de tomate com toque marroquino


   

  Dez dias de cultura marroquina marcam a reabertura do Castelo dos Mouros, neste mês de Setembro, até dia 15. Foi este o argumento que me levou a visitar Sintra este fim-de-semana. Por um lado, a curiosidade de visitar o castelo e por outro, a vontade de rever um pouco da cultura marroquina. Foram algumas horas bem passadas numa visita ao local, às  tendas de artesanato, ao atelier de caligrafia, à tenda de tatuagens Henna, à exposição de fotografia e à tenda de gastronomia.
   Alguns produtos expostos nas tendas despertaram-me um impulso natural para fazer algumas compras e experimentar uma nova receita. Comprei, entre outros produtos alimentares, óleo de argan.
   O óleo de argan é considerado o ouro marroquino por ser extraído de uma árvore, a Argania Spinosa, que existe apenas na área desértica do sudoeste marroquino. É um óleo 100% natural, obtido através da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos da árvore, extracção esta que é feita sem qualquer recurso a produtos químicos.


Este óleo contém 80% dos óleos essenciais ao nosso organismo! É rico em em vitaminas A, D e E e por possuir um elevado teor em ácido oleico, ajuda a regular o colesterol. Ajuda também na digestão e estimula a capacidade cerebral.
   Existe também o óleo de argan cosmético que hidrata e regenera a pele e actua contra o envelhecimento!
   Utilizei o “néctar” de argan para confeccionar umas tostas crocantes, aromáticas e muito leves em base de pão espelta integral, que é o pão que ultimamente tenho confeccionado.
   Tinha imensos tomates de cor amarela e verde, da horta biológica da minha sogra, e achei que fariam uma óptima combinação com este novo ingrediente. Os tomates amarelos são ricos em propriedades antioxidantes e possuem níveis elevados de frutose e glucose.
   O tomate verde, confesso que nunca tinha provado nem encontrado à venda. É um tomate que conserva a sua cor depois de maduro e é bastante saboroso. Foi a primeira vez que utilizei cozinhado (assei) e mudou de cor, ficando amarelo.

Ingredientes:
(serve 2)


2 fatias grandes de pão integral (utilizei de espelta e soja)
2 tomates ( utilizei 1 verde e 1 amarelo mas podem ser vermelhos)
2 dentes de alho
8 folhas de manjericão fresco
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.
Sementes de girassol
óleo de argan

Pré-aqueça o forno a 200º.
Triture os alhos e as folhas de manjericão juntamente com o azeite e tempere com um pouco de sal.
Lave os tomates e corte em rodelas.
Corte as fatias de pão e barre com o creme de alho e manjericão. Coloque os tomates por cima, tempere com um pouco de sal ( se achar necessário) e salpique com as sementes de girassol.
Coloque no forno e reduza a temperatura para 190º. Deixe assar até que o pão fique crocante ( mais ou menos 15 min., dependendo do pão).
Retire do forno e tempere com o óleo de argan!





Bon appétit!  

© veggie delicious food,  Setembro

Sem comentários:

Enviar um comentário