segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Chamuças de lentilhas



 No sábado fomos convidados a participar num lanche organizado por um grupo de amigos. Um convívio, na companhia de gente simpática, celebrando a quadra de Natal.
  Estes encontros são, normalmente, acompanhados pela partilha de um lanche cujas iguarias são preparadas e oferecidas por cada um dos participantes. No meu caso, optei por preparar um salgado, na expectativa de agradar a todos e de contrariar a ideia natural dos doces tradicionais da quadra natalícia. Resolvi preparar chamuças que, depois de colocadas na mesa, desapareceram rapidamente...
  As chamuças são uma especialidade indiana de pequenos triângulos de massa recheada e frita. Existem algumas variedades de massa que podem ser utilizadas, das de compra, às caseiras. Eu utilizo sempre a massa caseira pois é muito mais saudável e é bastante simples de fazer.
  Para o recheio, a minha preferência vai para a pasta de lentilhas, que normalmente toda a gente gosta, mesmo sem saber que está a comer lentilhas...
 Estas iguarias são normalmente picantes mas, para agradar ao paladar de todos, principalmente das crianças, utilizo apenas gengibre, alho e cominhos. O gengibre é uma das mais antigas plantas medicinais e tem uma acção forte sobre o sistema respiratório e sobre o aparelho digestivo, entre muitas outras acções terapêuticas sobre o nosso organismo; por isso, utilizo quase sempre esta especiaria que substitui perfeitamente o picante.

Ingredientes:
(rende 40 chamuças)

Para a massa:
500 gr de farinha de trigo
½ colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de azeite
300 ml de água tépida (aproximadamente)

Para o recheio:



300 gr de lentilha coral
1 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picados
1 colher de sobremesa de sementes de cominhos
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 ramo de coentros
caldo de legumes q.b.
Sal

óleo para fritar

Pique a cebola e aloure no azeite.
Acrescente os cominhos, envolva e acrescente depois o alho e o gengibre. Deixe apurar durante dois minutos enquanto lava as lentilhas até que libertem toda a espuma.
Acrescente as lentilhas, envolva bem e adicione caldo de legumes (aproveito sempre todos os caldos que sobram da cozedura de legumes, cereais e leguminosas). Tempere com sal e deixe cozer até ficarem macias. Antes de apagar o fogo, acrescente os coentros picados e deixe apurar durante 2 ou 3 minutos.
Retire o tacho do fogo e deixe tapado durante 5 minutos.
Deixe as lentilhas a escorrerem num passador até obter uma pasta macia – pode prensar um pouco com uma espátula.

Para a massa: peneire a farinha para um recipiente, acrescente o sal e envolva bem. Acrescente o azeite e envolva de novo, com uma colher, procurando distribuir o azeite por toda a massa para obter uma consistência crocante ao fritar.
Acrescente lentamente a água e vá amassando até obter uma mistura homogênea, um pouco elástica e que não se agarre às mãos. A quantidade de água necessária pode variar de acordo com a temperatura da mesma - quanto mais quente a água, menor a quantidade necessária, quanto mais fria, maior.
Tape e deixe repousar pelo menos durante 20 minutos.

Para preparar as chamuças:

Divida a massa em pequenas porções.
Faça uma bola com cada uma delas e estenda com o rolo da massa até que fique o mais fina que conseguir.
Coloque uma colher de sobremesa de pasta de lentilhas no meio, dobre, corte em forma de triângulo e pressione bem as extremidades para que a massa fique fechada.
Faça o mesmo com a restante massa e depois frite em óleo bem quente, de um lado e do outro.


Obs.: Esta não é a forma tradicional de dobrar a massa para as chamuças mas é muito mais rápida e resulta sempre bem!


Bon appétit!

© veggie delicious food,  Dezembro 2013

2 comentários:

  1. Gosto imenso de chamuças mas nunca experimentei fazer em casa, o recheio destas parece-me maravilhoso, vou guardar a receita para experimentar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá NotGuiltyPleasure, Obrigada! Espero que gostes!

      Eliminar