domingo, 9 de março de 2014

Chocolate cru

   
   A minha paixão por  chocolate remonta quase à minha existência. Recentemente, tenho desenvolvido algumas tentativas para conseguir obter o sabor intenso do chocolate puro, elaborado a partir de cacau cru. Nessas viagens pelo sabor e pela textura da magia do cacau, vou investindo gradualmente no desafio enriquecedor de produzir chocolate cru.
   A história do chocolate está directamente associada aos Olmecas, povo que ocupava o Golfo do México e que já cultivava o cacau por volta de 1500 a.c.

   Com a chegada do cacau à Europa surgiram diversos métodos de produção de chocolate que foram, mais tarde, aperfeiçoados, alguns deles pouco saudáveis.
   Baseada numa ideia de produção artesanal minimalista, procurei salientar o verdadeiro sabor do cacau e obter um chocolate cru onde se preservassem todas as qualidades desta poção mágica dos “Deuses”. 
   Para quem gosta dos chocolates doces e macios, preparem-se para uma nova descoberta de sabores: um chocolate de sabor amargo e de textura consistente. Um chocolate para apreciadores de sabores autênticos!


Ingredientes:
(rende 17 bombons)

1 cup de manteiga de cacau finamente ralada (aproximadamente 80gr)
5 colheres de sopa de cacau cru em pó + ½ colher
2 colheres de sopa  de agave + ½ colher
½ colher de café de pó de canela
1/5 colher de café de sal dos Himalaias ou sal marinho fino

Para guarnecer optei por:

1 colher de sopa de pistáchios finamente partidos
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Utilizei formas para bombons em forma de coração e coloquei no fundo de cada forma 1 colher de café de um dos recheios de guarnição. A escolha das formas e dos recheios pode ser variada por isso, utilizem a vossa imaginação para conseguirem novas formas, sabores e texturas, dependendo do vosso gosto e dos ingredientes que escolherem para guarnecer o chocolate.

Misture o cacau cru com o sal, o pó de canela e o néctar de agave.

Aqueça a manteiga de cacau em banho-maria até que se dissolva por completo.

Envolva a manteiga de cacau na mistura do pó de cacau. Atenção, este deve ser um processo rápido pois o chocolate tende a solidificar.

Com uma colher pequena, preencha cada uma das formas (onde já colocou a guarnição escolhida) e misture com o auxílio de um espeto de madeira ou de um palito.

Leve ao frigorífico até solidificar (aproximadamente 20 minutos)





Bon appétit!
© veggie delicious food, Março 2014 



6 comentários:

  1. Só agora vi estes chocolates, estão lindíssimos e já estou a imaginá-los como um óptimo presente! Uma pergunta, onde compras a manteiga de cacau? Porque li que nem todas são comestíveis, muitas delas devem ser usadas apenas como produto cosmético!

    obrigada! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu utilizo manteiga de cacau bio da Ishwari ou Bio Samara.
      Podes comprar na Espiral, na Miósotis, no Celeiro, Terra Pura.
      É fácil de encontrar:) Bjs!

      Eliminar