segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Legumes fermentados




































  Ontem participei no meu primeiro workshop de comida crudívora. Uma tarde agradável, no restaurante Bem-me-quer, a aprender novas ferramentas com a Márcia Almeida.
  O regime crudívoro, também conhecido como comida viva, sustenta que as enzimas presentes nos alimentos crus são mais benéficas para a saúde.
  Baseada numa combinação equilibrada entre os alimentos crus e germinados, a alimentação crudívora é terapêutica, promove a saúde e a vitalidade.
  Aprecio especialmente o regime crudívoro, e apesar de preferir confeccionar  refeições cruas em dias  quentes, os sumos verdes e os leites vegetais fazem parte da minha rotina alimentar.
  A minha inspiração nesta manhã de domingo não se retraiu pelo frio, pelo contrário, parecia adivinhar com expectativa, uma tarde bastante positiva, daí a energia que me entusiasmou à preparação de uns legumes fermentados, ricos em propriedades bacterianas, benéficas para o nosso estômago e intestinos.
  O processo de elaboração dos fermentados é bastante simples. Existe uma grande variedade de opções para fermentar: - repolhos, rabanetes, cebolas, cenouras, pepinos, tomates, abóboras, beringelas, batata-doce, entre outros. Basta escolher os mais apreciados, lavá-los, cortá-los em tiras finas, adicionar um pouco de sal e amassá-los até que libertem todo o suco e fiquem macios. Depois devem ser colocados num frasco de vidro para se concluir o processo de lacto-fermentação que irá preservar o alimento e aumentar o valor dos seus nutrientes. As bactérias transformam a glicose em ácido láctico, impedindo que se estraguem,  estimulam os bacilos lácticos a fabricarem vitamina C, enzimas e oligoelementos.
  Uma mais-valia no nosso equilíbrio alimentar...
  A fermentação pode ser feita optando pelo método mais simples (apenas com sal marinho, que inibe o crescimento das bactérias não desejadas), até fermentações mais elaboradas que podem levar água, vinagre, sal e diversos temperos.
  Para os legumes que preparei utilizei o método simples acrescentando apenas sal marinho.

Ingredientes:

1 repolho pequeno
½ couve roxa
½ colher de sopa de sal

































  Lave as couves e corte em tiras finas.
  Coloque num recipiente e tempere com sal (se achar necessário, acrescente mais do que a quantidade indicada).
  Amasse as couves até que libertem todo o suco, reduzam e fiquem macias. Este processo demora mais ou menos 10 minutos e deve ser feito apertando os ingredientes com força.































  Coloque as couves num fraco de vidro e prense bem até que fiquem completamente submersas no líquido. Atenção, os fermentados devem ficar mesmo submersos.
  Tape o frasco com um pano e deixe num local escuro entre 5 a 10 dias. Nesta fase o frasco não deve
estar fechado, apenas coberto.
  Prove e se já estiver com um sabor do seu agrado, tape o frasco e coloque no frigorífico para utilizar
sempre que desejar.
  Podem ser servidos a acompanhar qualquer prato. Com arroz são muito bons.


Bon appétit!


© veggie delicious food,  2013

4 comentários:

  1. Adorei!!!!! Obrigada minha xará!!!

    Bjoks.

    San

    ResponderEliminar
  2. Olá! Uma dúvida: o frasco deve estar coberto com a tampa do mesmo, sem a fechar totalmente, é isso? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana :) o frasco, durante o período de fermentação, deve ficar num local escuro e tapado com algo que permita respirar, daí a sugestão de um tecido. Depois desse período, pode tapar e até guardar no frigorífico. Abraço!

      Eliminar