domingo, 10 de março de 2013

Seitan com molho de amendoim e quinoa vermelha






  Utilizar o amendoim como ingrediente de um prato de seitan pode parecer uma sugestão pouco apelativa, especialmente para quem nunca provou seitan, mas é justamente na tentativa de desafiar aqueles que ainda não conhecem este preparado à base de glúten ( uma proteína que existe no trigo), que vos convidamos a experimentarem este prato.
  O seitan pode ser adquirido nas lojas de produtos naturais ou também pode ser preparado de forma artezanal e com a vantagem de ficar mais económico.
Obtém-se utilizando a farinha de trigo (processo mais demorado), ou farinha de glúten (processo mais rápido). A nível proteíco, o seitan é um excelente substituto da carne e é muito versátil para confeccionar. Serve-se assado, panado, em tartes, sopas e muito mais, basta imaginação. Bem temperado, adquire um sabor delicioso.
Se for intolerante ao glúten, deverá ter atenção e procurar outra proteína.
   A receita de hoje é mais um apelo ao paladar. Esperamos!  Resulta da combinação entre o seitan, o molho de amendoim e a quinoa vermelha.
   A quinoa é um grão de uma planta oriunda da Colômbia, do Peru e do Chile. É também conhecida por “grão de ouro” e foi muito utilizada pelos Incas e Astecas. Este povos conheciam muito bem os seus benefícios. Trata-se de um cereal rico em proteínas e muito fácil de digerir. A quinoa é isenta de glúten, muito rica em fibras, minerais e vitaminas.
   Encontramos facilmente duas variedades de quinoa: a branca e a vermelha. Para além do grão, existem também, a farinha e os flocos. A quinoa tem usos muito variados, pode servir para confecionar bolos, tartes, molhos, até aos pratos mais imprevisíveis.






























Ingredientes para 4 pessoas:

quinoa vermelha hidratada durante 4 horas
200 gr de seitan
100 gr de lombardo cortado em tiras
100 gr de cenoura cortada em tiras
1 colher de sopa de óleo de coco (à venda em http://biosamara.pt ou no Celeiro)
1 cebola média
3 dentes de alho
1 chávena de chá de amendoim em pó e 3 colheres de amendoim picado
2 chávenas de chá de água
2 colheres de sopa de shoyu
sal q.b.
Algumas gotas de limão






























   Deixe a quinoa a hidratar em água durante 4 horas e depois cozinhe em água com sal durante 30 minutos, em fogo médio. Quando estiver macia e com gérmen branco, escorra e deixe repousar durante 5 minutos.

Coza o lombardo no vapor até estar macio e faça o mesmo com a cenoura.
Pique a cebola e salteie no óleo de coco. Quando estiver dourada, acrescente os alhos. Deixe apurar durante 1 min em fogo médio, mexendo sempre e depois acrescente o seitan cortado em tiras finas.
Envolva bem e deixe cozinhar durante 5 minutos. Tempere com sal.

Para o molho de amendoim: Coloque a água num tacho e leve ao fogo. Tempere com sal, deixe ferver e acrescente o amendoim em pó. Envolva bem, adicione o shoyu e depois algumas gotas de limão. Quando estiver com a consistência pretendida, desligue o fogo e deite o molho sobre o seitan. Polvilhe com o amendoim picado.

Acompanhe com rabanetes e alfafa.

Bon appétit!


© veggie delicious food,  2013

Sem comentários:

Enviar um comentário