domingo, 7 de abril de 2013

Pimentos recheados com arroz do sol


































 O equilíbrio subjacente ao regime vegetariano ainda é, para o senso comum, uma forma abstracta de vida, sobretudo porque está associada à ideia errada de que um vegetariano só come saladas, o que efectivamente não é verdade.
  As minhas convicções motivaram-me à criação deste espaço virtual de partilha das minhas experiências com o mundo acerca deste tema tão interessante da alimentação saudável e sustentável. É assim o meu entusiasmo no dia-a-dia e a minha rotina de impulsos, na expectativa de dar o meu pequeno contributo para um mundo mais feliz. 
  Por falar em rotina, esta semana, quando visitei o mercado biológico e encontrei pimento vermelho, senti um impulso imediato no sentido de preparar um delicioso prato com pimentos.































  O pimento é originário da América do Sul e Central. Existem várias variedades e cores – doce ou picante, variando entre o verde, o vermelho, amarelo, laranja e branco.
  Ao adquirir pimentos tenha a preocupação de verificar se a pele se encontra firme e brilhante e se o pedúnculo se apresenta verde. Estes são sinais de que o pimento é fresco e de boa qualidade.
  Confeccionei um prato de pimentos recheados com “arroz do sol” - arroz basmati aromatizado com açafrão e enriquecido com tempeh e sultanas.
  Para uma digestão mais leve, cozi os pimentos no vapor e depois recheei com os restantes ingredientes. Ficou leve e saboroso!

Ingredientes:
(serve 4)

4 pimentos vermelhos






























4 mãos de arroz basmati
1 +1/2 colher de sobremesa de açafrão






























300 gr de tempeh
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 chávena de sultanas
sal
verduras variadas para uma salada

Lave o arroz e deixe de molho durante 1h.
Lave os pimentos. Corte a parte superior em forma de tampa e limpe o interior retirando todas as sementes.
Coza no vapor até que fiquem macios mas sem se desfazerem.
Entretanto, pique os alhos e aloure no azeite. Acrescente o tempeh cortado em cubos pequenos. Tempere com sal e deixe cozinhar durante 3 ou 4 minutos, em lume médio. Reserve.
Coloque um tacho com água ao fogo e quando levantar fervura, deite o açafrão. Deixe ferver de novo e acrescente o arroz. Tempere com sal, mexa bem e deixe cozer durante 5 minutos em lume médio. Escorra e deixe repousar durante outros cinco minutos.
Prepare a salada.
Adicione o tempeh ao arroz, envolva bem e adicione as sultanas. Rectifique o tempero e recheie os pimentos.
Acompanhe com a salada.


Bon appétit!

© veggie delicious food, Abril 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário