domingo, 5 de maio de 2013

"Bifes" de couve-flor com esparguete negro



  Neste sábado, a minha viagem até mercado do Príncipe Real foi preenchida pela expectativa de reencontrar preciosidades iguais às que tinha comprado na semana passada.   E só consegui apaziguar a minha ansiedade quando cheguei à bancada da Ecoseiva e encontrei a tão desejada couve-flor roxa. Enquanto a comprava, o Sr. Nuno Lobão, da Ecoseiva - http://www.ecoseiva.com - , comentou que no futuro haverá a possibilidade de venderem couve-flor noutras cores - humm- imaginem o impacto das cores em receitas saborosas quando forem apresentadas à mesa!
  Entretanto fiz uma breve pesquisa na rede e descobri que as diferentes cores foram obtidas graças ao cruzamento de diversas sementes durante o cultivo até conseguirem a cor desejada e sempre sem recurso a alterações genéticas em laboratórios.
  A época produtiva da couve-flor estende-se praticamente ao longo de todo o ano, a temporã no Outono, e a serôdia no Inverno e na Primavera.
  Escolher uma boa couve é uma tarefa simples, basta optar pelas firmes, compactas e que apresentem folhas verdes e vibrantes. São muito ricas em  vitamina C, ácido fólico, potássio e no caso da roxa, os valores nutricionais ainda são mais elevados. A couve-flor é também uma excelente proteina vegetal.

  Na receita de hoje utilizei um esparguete de arroz negro - comprado na Miósótis -, para acompanhar com bife de couve-flor, com o intuito de confeccionar um prato exótico de textura e sabor aveludado.
 Este esparguete é isento de glúten e de trigo. É produzido a partir de farinha de arroz negro e de farinha de arroz integral. A farinha de arroz negro contém cinco vezes mais proteína e minerais do que o arroz mais comum. Da junção destas duas farinhas obtém-se um esparguete com uma cor diferente (depois de cozer ficou roxo) e rico em cálcio, ferro, zinco, magnésio, selénio e vitaminas do complexo B. 

Ingredientes:
(serve 3)

1 pacote de "black rice noodles"
1 couve-flor roxa
3 ramos de couve-flor branca
150 ml de azeite
1 ramo generoso de salsa
1 colher de sobremesa de pó de romã ou de pimentão doce
sal q.b.





























Pré-aqueça o forno a 200º.
Lave a couve-flor e corte em lascas para que fiquem em formato de "bife".
Reserve 2 ramos de couve roxa e triture no robot de cozinha ou pique à mão. Faça o mesmo com os ramos de couve-flor branca e reserve para guarnecer o prato final.
No liquidificador coloque o azeite, a salsa, o pó de romã e o sal. Triture até obter um molho cremoso.
Coloque a couve-flor num tabuleiro de ir ao forno e regue  com o molho verde.































































Leve ao forno (reduza para 190º) e deixe assar durante 15/ 20 min até que fique macia.
Entretanto coza a massa seguindo as instruções da embalagem ( 3/4 minutos).
Disponha a massa nos pratos e decore com os "bifes" de couve-flor.
Salpique com couve-flor roxa e couve-flor branca cruas e trituradas.
































Bon appétit!

© veggie delicious food, Maio 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário