domingo, 23 de junho de 2013

Medalhas de beterraba e de pepino ao recheio cremoso - receita crudívora

  
A influência da lua sobre a natureza e a relação entre os ciclos da vida e as fases da lua são inquestionáveis. Por isso mesmo, hoje é um dia especial porque a lua atinge o seu ponto mais próximo da Terra e podemos observá-la maior e mais brilhante. A sua proximidade exerce um campo magnético envolvido por uma energia especial, cuja força podemos assimilar com maior vigor.
  Inspirada neste momento e na forma da lua, decidi preparar um prato baseado no círculo e preparei umas medalhinhas de beterraba e de pepino.
  A beterraba é uma raíz com um sabor doce pela sua riqueza em açúcares. Para preservar todas as suas propriedades, o ideal é consumi-la crua, mantendo assim a sua riqueza em ferro, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro.     Trata-se de uma raiz saborosa, com uma cor linda e que é eficaz no combate à anemia e purificadora do fígado e do sangue.
  Quando compramos beterraba devemos verificar se a casca está lisa, a cor uniforme e as folhas brilhantes.
  Utilizei também pepino para equilibrar o doce da beterraba. O pepino é um diurético natural devido ao seu elevado teor em água. É pobre em calorias, rico em fibras, caroteno, magnésio e potássio. Contribui para a saúde óssea e para a flexibilidade muscular.
  Quando compramos pepino devemos verificar se a casca está firme, brilhante e luminosa.
Para rechear as medalhas preparei um creme à base de abacate, pasta de sésamo, limão e coentros - um preparado bastante rico e muito saboroso.
  Adoro abacate. Acho que foi o fruto que mais comi quando era criança pois na zona onde cresci havia abacates deliciosos!
  Embora o abacate seja um fruto bastante gorduroso, as suas gorduras são saudáveis e podem inclusivamente ajudar a perder peso por equilibrarem o organismo. É um fruto completo, rico em proteínas, vitaminas e calorias. Salientam-se os omega 6, 7 e 9, a vitamina E, o betacaroteno, potássio, magnésio e ácido fólico.
  Complementando as propriedades e o sabor do abacate, adicionei pasta de sésamo (tahin).
  A pasta de sésamo é bastante conhecida pela sua utilização em receitas Mediterrâneas e do Médio Oriente, como o tradicional “hummus”. Trata-se de uma manteiga obtida de forma natural através das sementes de sésamo que são tostadas e depois moídas até formarem uma pasta rica em cálcio, proteínas, vitaminas e gorduras de boa qualidade.     Humm, já estou com água na boca...
  Para neutralizar a acidez interna do nosso organismo e obter um efeito alcalino adicionei sumo de limão. O limão é um fruto curativo que actua como antibiótico e tem propriedades bactericidas e é em vitamina C.

Ingredientes:
(serve 2)






































2 beterrabas
½ pepino
1 abacate
1 colher de sopa de tahin
1 + ½ colher de sopa de sumo de limão
1 mão cheia de coentros frescos
sal q.b.
1 colher de sopa de azeite
rebentos de alfafa
sementes de sésamo
2 morangos

Lave e retire a casca das beterrabas.
Corte em rodelas muito finas (cortei no robot de cozinha)
Salpique com sal e com o azeite. Deixe repousar durante 15 minutos para que fiquem maleáveis e activem as suas propriedades. 

Corte o abacate ao meio e retire a polpa. Coloque no liquidificador e acrescente a pasta de sésamo, os coentros, o sumo de limão e o sal. Triture até obter uma pasta cremosa e rectifique o tempero.

Corte o pepino em rodelas muito finas.

Lave os morangos e corte em fatias.

Comece a preparar o prato:

Disponha rodelas de beterraba e de pimento. Coloque o recheio por cima e cubra com nova rodela. Por cima coloque alfafa e morangos. Salpique com sementes de sésamo.



Nota: as medalhas de pimento têm um sabor intenso. Caso não goste, pode substituir por rodelas de courgette e nesse caso, salpique-as também com sal e azeite.

Bon appétit!

© veggie delicious food, Junho 2013

2 comentários:

  1. Olá Sandra,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUDORECEITA.PT, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 160.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tudoreceita.pt tem mais de 20.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt faz parte do segundo site de receitas mais importante do mundo, que tem presença em 37 países diferentes. Nós temos sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Paulo Fernandes
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar