segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mil folhas de beringela


  

  Esta semana foi marcada por vários eventos na área da sustentabilidade e da sensibilização para uma vida mais saudável.
  Iniciativas baseadas nesta filosofia são cada vez mais importantes pois ajudam-nos a descobrir outras formas mais equilibradas de estar na vida.
  De 1 a 7 de Outubro aconteceu a 6a semana vegetariana. Uma semana dedicada à promoção de um estilo de vida saudável , ecológico e sustentável.
  De 3 a 6 de Outubro o Centro de Congressos do Estoril foi palco do Greenfest – talvez o maior evento de sustentabilidade em Portugal.
  Para terminar a semana, sábado e domingo foram enriquecidos pela 1a EDP Bike Maratona Cascais-Lisboa e pela Rock ‘n’ Roll Maratona de Lisboa. Uma óptima iniciativa para percorrer a marginal, a pé ou de bicicleta..
  Hoje termina a semana vegetariana. Segunda-feira é já, para muitas pessoas, associada à segunda-feira “sem carne”. Começar a semana com outras opções no cardápio alimentar é saudável e amigo do planeta. É apenas um dia mas, se cada vez mais pessoas aderirem, o impacto global será significativo. Um pequeno passo na descoberta de novos sabores e não só...
  Para segunda sem carne, ou outro dia da semana, que tal experimentarem o meu “mil folhas de beringela”? – Com uma textura ligeiramente esponjosa intercalada com pasta de feijão preto e um suave toque de acidez dado por finas rodelas de tomate.


Ingredientes:
(serve 3)









150 gr de pasta de feijão preto ( 1 cebola; fio de azeite; dente de alho; folha de louro)
2 beringelas grandes
2 tomates + 2 tomates de tamanho médio
molho branco: 3 dl de leite de aveia*; 80 g de manteiga vegetal (usei vitaquell);  50 g de farinha integral; pitada de sal; pitada de noz moscada

* Usei do que tinha feito: 200 g de flocos de aveia, hidratados em água mineral durante a noite. Depois passados por água limpa e passados no liquidificador com 250 ml de água mineral e uma pitada de sal. Em seguida coar até obter o leite.

Deixar o feijão de molho durante a noite.
No dia seguinte, escorrer a água do feijão, picar uma cebola e refogar com um pouco de azeite.
Acrescentar um dente de alho e uma folha de louro quando a cebola estiver dourada, envolver bem e juntar o feijão. Acrescentar água, temperar com sal e deixar cozer até ficar macio.

Lavar as beringelas, cortar em fatias, salpicar com uma pitada de sal e deixar repousar durante 20 minutos.
Após os 20 minutos, sacudir as beringelas e tostá-las ligeiramente, de um lado e do outro. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 200º

Escorrer o feijão e passá-lo pela varinha mágica até ficar em pasta.

Para o molho branco: colocar a manteiga num tacho pequeno, deixar derreter em fogo fraco e adicionar a farinha mexendo sempre para não formar grumos. Logo que estejam bem envolvidas, adicionar o leite e mexer até engrossar. Temperar com sal e noz-moscada.

Acrescentar metade do molho branco ao feijão. Rectificar os temperos.

Colocar num tabuleiro de ir ao forno: uma fatia de beringela, pasta de feijão e rodela de tomate. Repetir o processo até obter o tamanho desejado.
Levar ao forno a 190º durante 25 minutos.

Entretanto, cortar os 2 tomates, misturar no molho branco que restou e passar pela varinha mágica até obter um creme rosa.

Após os 25 minutos, se as beringelas já estiverem macias, retirar as beringelas do forno e verter o molho branco com tomate sobre as beringelas.
Acompanhar com arroz, bagas goji e salada.



Bon appétit!
© veggie delicious food,  Outubro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário