terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bifes de seitan ao molho de castanhas e assado de batata vitelotte e pastinacas


   

  Uma alimentação equilibrada rege-se por vários princípios relacionados com o nosso be-estar e com o equilíbrio do meio ambiente. Por isso mesmo, uma das regras é que devemos consumir produtos da época e relativos ao local onde vivemos. Não é por acaso que sabe bem comer castanhas quentes no Outono, estamos na época delas e do tempo frio e, é justamente por referir as castanhas que preparei um molho especial – um molho de castanhas com pérolas de romã – para guarnecer bifes de seitan e acompanhar um assado de legumes da época: pastinascas e batatas!
  A pastinaca é um legume de sabor quente e intenso. Tem um aspecto semelhante à cenoura e pode ser consumida de diversas formas, até mesmo crua. É mais rica em vitaminas e minerais do que a cenoura e também é muito rica em potássio e fibra. É óptima para substituir a batata em sopas.
  Já as batatas são um tubérculo que sempre esteve bastante presente na alimentação dos portugueses. Para o assado, utilizei batata vitelotte, uma batata roxa azulada que possui um ligeiro sabor a castanha e que é muito rica em antocianinas, os pigmentos naturais que são responsáveis por uma grande variedade de cores presentes nas frutas, nas flores e também nas folhas e que ajudam a evitar a produção de radicais livres.

Ingredientes:
(serve 3)

Para o assado






























12 batatas pequenas
3 pastinacas + 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 pimento amarelo
1 laranja em sumo
1 molho de alecrim
3 cabeças de alho esmagadas
100 ml de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

Para os bifes

3 bifes de seitan de tamanho generoso
100 gr de castanhas cozidas
200 ml de leite de aveia
100 ml de caldo de legumes
shoyu q.b.
Sal
1 romã

Corte os bifes de seitan e deixe a marinar no caldo de legumes e no shoyu durante pelo menos 1h. Se necessário acrescente um pouco de sal ao caldo.

Pre-aqueça o forno a 200º

Lave e corte as pastinacas em rodelas. Coloque num tabuleiro de ir ao forno, regue com o sumo de laranja, uma colher de sopa de vinagre balsâmico e sal. Leve ao forno a assar durante 15 minutos.


Entretanto, lave as batatas e coza em água temperada com sal até que comecem a ficar macias.
Retire as batatas do fogo e corte ao meio.
Coloque as batatas num tabuleiro de ir ao forno, junte o pimento cortado.
Retire as pastinacas do forno e junte às batatas e aos pimentos.
Numa taça misture o azeite, o vinagre, os dentes de alho esmagados e o alecrim. Envolva bem e deite por cima dos legumes. Salpique com um pouco de sal e leve ao forno até ficarem macios.





Prepare os bifes:

Coloque azeite numa frigideira, deixe aquecer e toste os bifes de um lado e de outro.
Triture as castanhas juntamente com o leite de aveia e com parte do caldo de legumes que utilizou para marinar os bifes.
Adicione o molho de castanhas ao seitan e deixe apurar em lume baixo durante 5 minutos. Verifique o tempero e, se necessário, acrescente um pouco de shoyu.

Retire os legumes do forno e coloque num prato juntamente com os bifes. Salpique com as pérolas de romã.


Bon appétit!

© veggie delicious food,  Novembro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário