terça-feira, 26 de novembro de 2013

Jicama com vinagreta de miso


   

 Introduzir novos hábitos alimentares contribui para melhorar a nossa saúde e bem-estar, especialmente quando descobrimos ingredientes novos e saudáveis.
   A jicama, uma raíz mexicana, foi um destes casos. Descobri há algumas semanas e depois de ter experimentado, fiquei muito satisfeita. É bastante versátil para confeccionar, muito baixa em calorias, rica em fibras, potássio e vitamina C. É também um forte antioxidante.
  Aprecio a jicama especialmente crua porque mantém a textura natural e o sabor autêntico. Acompanhada com outros legumes, cobertos com vinagreta de miso adquire um sabor excelente.
   O miso é um ingrediente tradicional da culinária japonesa. É uma pasta obtida a partir da fermentação de arroz, cevada ou soja com sal. Pode ter um sabor mais salgado ou mais suave, dependendo do tempo em que esteve a fermentar e a sua cor varia entre o branco e o castanho. Podendo ser utilizado em diversos pratos como a tradicional sopa de miso, molhos e enriquecimento de pratos cozinhados, o miso é um alimento vivo, uma vez que contém bactérias e fermentos vivos que são muito saudáveis para o bom equilíbrio da nossa flora intestinal.
   A receita de hoje é crua, óptima para petiscar, como entrada ou “snack”.
  Utilizei jicama e cenouras mas o leque de ingredientes pode ser muito variado: nabo, rábano, rabanetes, frutos variados, enfim, depende do gosto de cada um. Também fica muito bom com guacamole!

Ingredientes:
2 jicamas
1 cenoura grande
Ou: legumes variados
Molho: inspirei-me numa receita muito utilizada na culinária japonesa para acompanhar saladas.






3 colheres de sopa de Bio Mitoku white miso (encontra-se à venda nas lojas de produtos naturais)
3 colheres de sopa de Genmai Su (vinagre de arroz)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar de coco ou de agave 
1 colher de chá de gengibre ralado
sal q.b.

Retire a casca das jicamas, corte em palitos e coloque dentro de água temperada com sal. Faça o mesmo com a cenoura, num recipiente à parte e deixe abrir o sabor durante 20 minutos.
Prepare o molho misturando todos os ingredientes.
Escorra a jicama e a cenoura e passe por água limpa.
Coloque num prato e decore com a vinagreta de miso.



Bon appétit!
© veggie delicious food,  Novembro 2013



















Sem comentários:

Enviar um comentário