segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

"Saag tofu"




 Sempre que utilizo especiarias, os aromas invadem a casa do mesmo modo que a minha mente regressa à Índia, um ambiente único de cheiros intensos. Impressiona-me o efeito dos sentidos sobre a memória.
  Há algum tempo que não cozinhava comida indiana e já sentia saudades do ritual de seleccionar especiarias, tostá-las e moê-las. 
  Um dos pratos que mais apreciava quando iniciei a minha viagem pela Índia, era o "saag paneer" - uma mistura de espinafres com queijo indiano, paneer, um queijo semelhante à ricota mas com uma consistência mais firme.
  Substituindo o paneer por tofu e reduzindo um pouco o sabor picante que alguns ingredientes atribuem à comida, facilmente conseguimos obter um prato capaz de seduzir crianças e adultos, especialmente se for acompanhado por um pão tipicamente indiano, como é o caso do chapati.

Ingredientes:
(serve 4)



200 gr de tofu
1 molho grande de espinafres
3 / 4 colheres de óleo de coco
1 cebola grande
2 tomates
3 dentes de alho
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 ramo de coentros
1 colher de chá de sementes de cominhos
1 colher de café de açafrão
1 colher de chá de sal de ervas
1 colher de café de pó de coentros
1 colher de café de pó de chillie vermelho
1 colher de chá de garam masala *
1 colher de chá de sumo de limão
2 colheres de sopa de azeite

* garam masala é uma mistura de várias especiarias como pimenta preta, cravinho, louro, cominhos, canela, sementes de coentros e cardamomo

Para o chapati:

1 cup de farinha espelta (tradicionlmente é feito com atta, farinha de trigo integral fina)
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de óleo (opcional)
aproximadamente 1/2 cup de água à temperatura tépida

Colocar o tofu num prato, ligeiramente inclinado e sobre o tofu colocar um peso (1 pacote de arroz, por ex.) e deixar durante 1 hora para que liberte toda a água.

Cortar o tofu em quadrados pequenos e tostar no óleo de coco. Salpicar com o açafrão e com sal de ervas enquanto cozinha, até ficar dourado. Reservar.
Lavar os espinafres, retirar os caules e escaldar em água fervente, temperada com sal. Escorrer e triturar com a varinha mágica, até ficar em puré. Reservar.

Picar a cebola e alourar no azeite. Acrescentar os cominhos e mexer bem durante um minuto. Acrescentar os dois tomates, picados, e deixar cozinhar em fogo fraco até que comecem a desfazer-se.

Triturar o gengibre, com os 3 dentes de alho, os coentros e um pouco de água até obter um puré verde. Acrescentar à mistura de cebola com tomate, mexer e acrescentar o pó de coentros e o pó de chillie. Envolver bem e temperar com sal.
Adicionar os espinafres, envolver, acrescentar o sumo de limão, garam masala e depois o tofu.
Verificar o tempero e deixar apurar durante 3 minutos, em fogo médio.

Para o chapati:

Colocar a farinha numa taça, misturar o sal. Adicionar o óleo e misturar bem. Adicionar lentamente a água, amassando ao mesmo tempo, até obter uma pasta ligeiramente elástica e que não se cole às mãos. Tapar e deixar repousar durante 20 minutos.
Dividir a massa em quatro porções, dar o formato de uma pequena bola a cada uma, passsá-las por farinha e estender, com o rolo da massa, até obter um formato de panqueca fina como papel. Se necessário, utilizar farinha adicional para estender a massa.

Aquecer uma frigideira e tostar os chapatis de um lado até que comecem a surgir bolhas, depois virar e tostar do outro.

Acompanhar com arroz.


Bon appétit!
© veggie delicious food, Janeiro 2014

2 comentários:

  1. Parece delicioso! E adorei as fotos, principalmente as das especiarias, como se fossem as tintas que usaste para pintar a tua tela...ou neste caso para perfumar o tacho :)

    ResponderEliminar