segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Papas cruas de chia com frutos

  

  O ritmo mais tranquilo do fim-de-semana induz ao convívio familiar em torno da mesa e estimula a vontade de elaborar um pequeno almoço capaz de melhorar o nosso bom humor matinal. É justamente nessa expectativa que a minha sugestão para começar bem o dia é de uma refeição de papas cruas de chia com frutos, que se prepara em apenas 5 minutos.
  Para prepará-la utilizei leite de amêndoa, bananas, sultanas e maçãs.
  A banana é um fruto muito rico em hidratos de carbono, fibras, potássio, magnésio, ácido fólico e vitaminas A, B6 e C. Enfim, um fruto muito nutritivo e completo.
  A maçã, um fruto saudável por excelência, que deveríamos consumir todos os dias, tal como diz o ditado, “An apple a day, keeps the doctor away”.
  As sultanas, para dar um toque açúcarado que sabe sempre bem…
  Para reforçar a riqueza das papas, utilizei uma base de chia que lhes conferiu uma consistência semelhante à de um pudim macio.
  As sementes de chia, tão em voga nos nossos dias, são um dos superalimentos mais poderosos que conhecemos. Um verdadeiro alimento funcional pelos componentes que possui: a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos omega 3 ( é 8x mais rica do que o salmão), ácidos esses que protegem o organismo através das suas propriedades anti-inflamatórias. E se ainda consome leite porque acredita que é o alimento mais rico em cálcio, fique a saber que as sementes de chia possuem 6x mais quantidade do que o leite e basta consumir 25 gr destas sementes por dia para suprimir as necessidades de cálcio e de ferro também.
  

Ingredientes:
(serve 2)

250 ml de leite vegetal (utilizei de amêndoa) + 4 colheres de sopa de sementes de chia
100 ml de leite de amêndoa + 2 bananas + 1 colher de sobremesa de canela em pó
2 maçãs
sultanas q.b.

Na véspera: 

Coloque as sementes de chia num frasco de vidro e acrescente o leite de amêndoa. Agite bem e coloque no frigorifico. Deixe assentar e passados 10 minutos, agite de novo.
Deixe repousar durante a noite.

De manhã:

Triture as bananas com os 100 ml de leite de amêndoa e a canela.
Coloque a mistura de chia numa taça, acrescente a papa de bananas e misture bem.
Adicione a maçã cortada e as sultanas. Salpique com canela.



Bon appétit!

© veggie delicious food, Fevereiro 2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário