domingo, 13 de julho de 2014

Batido energético de mirtilos, chia e coco & Gelado


   


   As tardes quentes de verão imprimem uma atmosfera convidativa para saborear refeições  leves, naturais e crudívoras de preferência.

   Recentemente também tenho seguido o apelo do corpo por refeições leves e à base de líquidos, numa rotina de sumos e batidos ao longo do dia e à noite uma sopa.
   Geralmente começo o dia com um sumo verde em jejum, porque produz um efeito bastante agradável  e é uma forma excelente de começar o dia purificando o organismo.    Sobretudo porque assegura a ingestão de uma grande quantidade de vitaminas ( dado que estamos a ingerir alimentos crus, que mantêm todas as suas propriedades), fortalecendo o equilíbrio, por vezes difícil de conseguir, especialmente por falta de tempo. 

   Para  o segundo sumo do dia tenho recorrido à cenoura e à salsa, que quando misturadas assumem um efeito medicinal, quase uma poção mágica rica em minerais como cálcio, fósforo e ferro, e em vitaminas A e C. Um sumo diurético, cicatrizante, rejuvenescedor, que estimula o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular.   Acrescentando ainda o seu poder bronzeador, ideal para esta altura do ano!

   Ao almoço bebo um batido energético à base de leite vegetal, frutas e sementes. À noite, como uma sopa cremosa e suavemente aquecida, para aconchegar...

   A receita que publico hoje é de um dos batidos que tenho bebido e com o qual fico satisfeita durante várias horas. Para satisfazer o paladar de toda a família, preparei também uma variante do batido na versão de gelado.

   Utilizei ingredientes biológicos, saudáveis e ao natural, ou seja, sem serem cozinhados, mantendo dessa forma todas as suas propriedades. Comer e beber saudável deixa-nos mais leves e felizes!

Ingredientes:
 (rende 750 ml)

200 gr de mirtilos
2 bananas congeladas durante 8 horas
200 ml de leite de coco + 2 colheres de sopa de sementes de chia
200 ml de leite de coco

Na noite anterior:

1 . Retire a casca às bananas e congele-as.
2 . Coloque os 200 ml de leite de coco num recipiente, adicione as sementes de chia, envolva muito bem e deixe no frigorífico durante a noite.


No dia seguinte:

Lave os mirtilos e coloque-os num processador de alimentos. Adicione as bananas congeladas  e os 200 ml de leite de coco. Triture tudo muito bem.
Coloque a mistura numa taça grande e adicione o leite de coco com chia que deixou no frigorífico durante a noite. Envolva até obter uma mistura homogénea.
Beba de imediato ou coloque em formas de gelado e congele para desfrutar quando lhe apetecer…





Bon appétit!
© veggie delicious food, Julho 2014

3 comentários:

  1. Ai que delícia de geladinhos Sandra, óptimos para este calorzão que já chegou :)

    **

    ResponderEliminar
  2. Tanto na versão de batido como em gelado, acho que eu faria desaparecer um desses num instante :)

    ResponderEliminar